Animal10


Orangotango

Porque não evolui

O orangotango (cujo nome vem de duas palavras da língua malaia que, juntas, significam “pessoa da floresta”) é um animal quadrúpede da ordem dos primatas que vive nas florestas da Indonésia e da Malásia.

Têm entre 1,10 e 1,40 m de altura, o que os faz a segunda maior espécie de primata do mundo.

Não existem muitos interesses comerciais em caçar os orangotangos, entretanto a ocupação humana nas áreas florestais de Sumatra e Bornéu colocou os orangotangos na lista de animais ameaçados de extinção. Segundo os cientistas, restam pouco mais de 100 000 orangotangos no mundo, sendo que o rápido crescimento do ritmo de devastação permite fazer a previsão que a extinção da espécie ocorrerá em algumas décadas.

Os orangotangos são animais territorialistas, para demarcar território o macho dá um grito estrondoso que avisa os outros orangotangos para não entrarem em seu território. Os machos adultos são pouco sociáveis, e procuram as fêmeas uma vez por ano, na época da seca. Uma característica sexual notável é o crescimento de “abas” nas laterais da fronte e no pescoço dos machos maduros, o que lhes dá um aspecto bastante peculiar.

As fêmeas vivem em grupos, mas aparentemente sem a mesma hierarquia encontrada em outras espécies de antropóides. Os filhotes nascem após nove meses de gestação, passando a ficar agarrados aos pelos longos das costas da mãe. No ambiente silvestre, a taxa reprodutiva é baixa, o que contribui ainda mais para o risco de extinção.

Estado de conservação

Em perigo
Classificação científica
Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Infraclasse: Placentalia

Ordem: Primates

Subordem: Haplorrhini

Infraordem: Simiiformes

Parvordem: Catarrhini

Superfamília: Hominoidea

Família: Hominidae

Subfamília: Ponginae

Género: Pongo
Lacépède, 1799

Espécie-tipo
Pongo borneo
Lacépède, 1799
Espécies
Orangotango-de-sumatra (P. abelii)
Orangotango-de-bornéu (P. pygmaeus)

Sinónimos
Faunus Oken, 1816 [indisponível]
Lophotus Fischer, 1813
Macrobates Bilberg, 1828
Satyrus Lesson, 1840


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário