Animal10


Icitiossauro


Os icitiossauros (do latim científico Ichthyiosauria) constituem uma ordem de répteis marinhos extintos surgidos no início do Triássico inferior, e que extinguiu-se um pouco antes da extinção dos dinossauros, no início do Cretácico superior. Os ictiossauros atingiram o pico de desenvolvimento durante o Jurássico e após o seu desaparecimento foram substituídos pelos plesiossauros. O primeiro esqueleto completo de um ictissauro foi descoberto em 1811 no sul de Inglaterra por Mary Anning.
Os ictiossauros mediam entre 2 a 3 metros de comprimento (mas podiam atingir 15 m), tinham um focinho longo e afilado e barbatanas caudais e dorsais tal como os peixes.

Apesar disto, estes animais eram répteis, e semelhanças com os peixes resultam apenas de evolução convergente de estruturas análogas. Os ictiossauros eram animais carnívoros e alimentavam-se preferencialmente de cefalópodes mesozóicos como as belemnites e amonites. O estudo da anatomia do olho destes animais sugere que alguns géneros de ictiossauro, nomeadamente o Ophthalmosaurus, possam ter sido mergulhadores de profundidade, como o cachalote hoje em dia.
São bastante parecidos com os golfinhos, pois são muito curiosos e adoram dar saltos fora de água. Provavelmente foram répteis que voltaram à água. Eram vivíparos e tal como os golfinhos os seus filhos nasciam de cauda.

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Subclasse: Ichthyopterygia
Ordem: Ichthyiosauria
de Blainville, 1835

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: