Animal10


Aye-Aye

Esse animal vive no leste de Madagascar

Daubentonia madagascariensis, natural da ilha de Madagascar, está ameaçado de extinção por que a população da ilha o considera um mau agouro e mata todso os que encontra. Esse espécie de milhões de anos está prestes e desaparecer da Terra. esse animal exótico tem ainda algumas peculiaridades: um de seus dedos é bem mais comprido que os outros e é usado para caçar larvas em buracos de árvores. Só tem um filhote por cria, o que dificulta a procriação.

NOME COMUM: ai-ai

NOME CIENTÍFICO: Daubentonia madagascariensis

NOME EM INGLÊS: Aye-aye

FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Primates

FAMÍLIA: Daubentoniidae

PESO: até 5 kg.

CARACTERÍSTICAS: Comprimento: até 45 cm, mais 50 cm de cauda . Polegar oponível nas patas dianteiras e traseiras. Dedos

É muito sinistro

longos, providos de unhas. Unhas dos polegares chatas, dedos das patas traseiras grandes.

TAMANHO: corpo 36 a 44cm, rabo 50 a 60cm.

PESO: Peso de adulto aproximadamente 2kg.

TEMPO DE VIDA COMUM: Um espécime cativo viveu durante 23 anos e 3 meses (o Jones, 1982).

REPRODUÇÃO: Pouco é conhecido sobre os hábitos de reprodução do ai-ai. Provavelmente cria a cada dois ou três anos uma vez; um filhote nasce em outubro-novembro.

MATURIDADE SEXUAL: dois anos, em cativeiro,

GESTAÇÃO: 170 dias

Nº DE CRIAS: um filhote, colocado num ninho esférico.

HABITAT: Ai-ai só vive na parte do norte da floresta tropical da costa oriental de Madagáscar em florestas, rochedos e moita de

Muito estranho

bambu.

COMPORTAMENTO: O ai-ai é estritamente noturno e solitário. Durante o dia dorme em um ninho construído no tronco de uma árvoregrande aproximadamente 10-15 metros fora o solo. O ninho é uma estrutura complexa de entrelaçar de ramos e folhas e provavelmente exige tempo para ser construidor. Um ninho novo é construído em alguns dias. O ai-ai é principalmente arbóreo, onde usa suas garras longas para agarrar os ramos e troncos de árvore, mas fará viagens longas pelo solo.

O ai-ai é um animal de hábitos noturnos. No escuro não se consegue ver os seus dedos longos e finos, com unhas em forma de garra, a sua cauda encorpada e as suas orelhas peladas. Só aparecem os olhos brilhantes, cor-de-laranja. Esse animal estranho ocorre nas florestas da República Malgaxe e também aparece nas lendas daquele país.

De acordo com uma dessas lendas, se um homem dormir na floresta, os ai-ais farão um travesseiro de folhas para ele. Se o homem encontrar o travesseiro embaixo da cabeça quando acordar, é sinal de que irá se tornar muito rico; mas se estiver embaixo de seus pés, será atingido por um feitiço. Os ai-ais, infelizmente, estão cada vez mais raros. Há talvez apenas algumas dezenas.

O ai-ai possui incisivos semelhantes aos dos roedores. Anda sozinho ou em pares. Faz tocas nos arbustos ou em ocos das árvores. Come frutas, mas seu alimento principal são as larvas de insetos que penetram no tronco das árvores.

Encontra as larvas escutando o ruído que fazem. Quando localiza uma larva, rói a casca da árvore, põe o longo dedo médio no túnel escavado pela larva e a retira com a unha.

O Aye-aye é o único sobrevivente membro do gênero Daubentonia e família Daubentoniidae (embora seja actualmente classificada como Quase Ameaçado pela UICN), uma espécie de segunda robusta Daubentonia, parece ter se tornado extinta em algum momento nos últimos 1.000 anos.

Informações de coisasinteressantes.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: